quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A importância do reforço positivo na Odontopediatria

Para muitos adultos, a consulta com o dentista é motivo de grande desconforto e apreensão. A causa desse sentimento desconfortável, na maioria das vezes, vem de “traumas” que esses adultos tiveram no dentista, na infância.
Muitos pais postergam o tratamento das crianças com medo de que elas venham passar por experiências desagradáveis e na boa intenção de mantê-las sem a experiência odontológica desde cedo, acabam contribuindo para uma evolução negativa de saúde bucal. Mas felizmente o Odontopediatra está capacitado e habilitado para fazer do momento da consulta da criança um momento de descontração e segurança.
Em meu consultório, sempre ouço: “Se na minha época fosse assim como é hoje, eu não teria medo de dentista” e realmente, os estudos mostram que a experiência e o primeiro conceito que formamos diante de uma determinada situação, é o que predomina.
Na Odontopediatria, nós prezamos muito pelo conforto da criança, sua satisfação e segurança. A qualidade entre a relação entre a criança e o Odontopediatra é considerada uma condição importante e eficaz para tratamento odontológico. Além do carinho, paciência e psicologia que o Odontopediatra tem, lançamos mão de uma técnica chamada reforço positivo que promove colaboração e redução de ansiedade por meio de uma recompensa.
A criança é recompensada pelo bom comportamento ou ajuda durante o atendimento. As crianças tendem a se sentir “impotentes” durante o tratamento, e quando o profissional consegue manter a atenção da criança e deixá-la sentir que “venceu” o tratamento proposto e ser merecedora de um presente no final, os faz sentir capazes e importantes, melhorando a autoestima e a cooperação, os deixando ansiosos para cooperar novamente na próxima consulta.
Como Odontopediatra, eu sempre faço muito reforço positivo verbal (com elogios) e não abro mão depois do atendimento de oferecer um presentinho para aqueles que cooperaram! Eles adoram, os pais também e tudo flui muito melhor!
Tenho uma gaveta cheia de mimos, onde deixo a criança escolher o que ela quer, e eles gostam muito!
Dos presentes de reforço positivo, sempre tem os que as crianças gostam mais, que são:
Tatuagem
Medalha de corajoso / finalização de tratamento

Borracha de dentinho
Adesivos temáticos

Bexigas

Novidades para o tratamento da Atresia Maxilar

O estreitamento do céu da boca ou palato (chamada de atresia do arco dentário superior) atinge 90% dos pacientes com fissura labiopalatina e cerca de 20% da população em geral. O problema pode afetar a função mastigatória e a estética facial e sorriso da pessoa. O tratamento com aparelhos convencionais faz a expansão da maxila de forma homogênea (na frente e atrás, ou só na frente do arco dentário), necessitando de cerca de um ano de intervenção.
No intuito de aprimorar este tipo de tratamento, pesquisadores e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, desenvolveram um aparelho ortodôntico com design inédito que traz benefícios clínicos e reduz em 50% (de um ano para seis meses) o tempo da intervenção.
A nova tecnologia — chamada aparelho expansor maxilar diferencial — se distingue dos aparelhos convencionais porque permite produzir expansões distintas na região anterior e posterior do arco dentário. “O expansor diferencial possibilita controlar a quantidade de expansão tanto na parte posterior como na anterior, eliminando a necessidade do uso de dois aparelhos. Reduz ainda o aparecimento de efeitos colaterais, como sobre-expansão dos dentes molares e problemas gengivais”, explica a professora Daniela Garib, uma das inventoras do aparelho.
A inovação resultou em depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em 2011 e, desde 2014, está sendo produzida, em caráter experimental, por indústria norte-americana de materiais dentários.
Resultados positivos
Para investigar os resultados com o novo aparelho, a ortodontista Rita de Cássia Moura Carvalho Lauris, chefe técnica da Divisão de Odontologia do Centrinho, em sua tese de doutorado, testou e avaliou os efeitos da expansão rápida diferencial da maxila em pacientes com fissuras labiopalatinas e estreitamento do palato.
A pesquisa apontou que o expansor com abertura diferencial produziu efeitos ortopédicos e dentários semelhantes aos expansores convencionais, mas evitando a expansão posterior excessiva e reduzindo o tempo de tratamento ortodôntico antes do procedimento de enxerto ósseo alveolar.
“Os pacientes com fissuras passam por uma reabilitação complexa. Além dos benefícios clínicos, reduzir o tempo de uma etapa do tratamento traz impactos sociais muito positivos. São menos retornos, redução de despesas com viagem e hospedagem, além de menos faltas às aulas das crianças e ao trabalho dos pais”, salienta a pesquisadora Rita Lauris. O trabalho foi orientado pela professora Daniela Garib, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação do HRAC e docente da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.
Além da participação das pesquisadoras Daniela Garib e Rita Lauris, o desenvolvimento desse novo aparelho contou com o trabalho dos técnicos de laboratório do Centrinho, Lourival Garcia e Vagner Pereira.
Reconhecimento científico
Os resultados com o expansor diferencial têm obtido importante reconhecimento científico, nacional e internacionalmente. A tese de Rita Lauris, Avaliação dos efeitos dentoesqueléticos da expansão rápida diferencial da maxila em pacientes com fissura labiopalatina completa e bilateral, acaba de ser contemplada com menção honrosa na quarta edição do “Prêmio Tese Destaque USP”, na grande área Multidisciplinar. “Essa menção honrosa traz um reconhecimento pelo nosso trabalho em equipe. Um aparelho que foi desenvolvido e testado aqui no Centrinho e que, pelos resultados favoráveis, irá trazer benefícios à nossa rotina de reabilitação da fissura labiopalatina”, comemora a autora.
Para a orientadora da tese, professora Daniela Garib, a conquista representa uma certificação da qualidade da pesquisa que se faz no Centrinho e do Programa de Pós-Graduação da instituição. “É um estímulo para os pesquisadores do Hospital, que têm grande potencial de gerar novos conhecimentos, evidências e benefícios à sociedade, cumprindo o papel da Universidade”, pontua.
Os resultados obtidos com o novo aparelho foram publicados em respeitados periódicos científicos internacionais, como o Journal of Clinical Orthodontics, dos Estados Unidos, em 2014. A invenção da equipe do Centrinho-USP também foi vencedora da Olimpíada USP de Inovação 2011, na categoria “Tecnologias da Saúde e Biológicas”.

Via Dental Press

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O que é endodontia/tratamento de canal?


A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
Depois de se remover esse tecido, o dentista esteriliza o canal preenchendo-o com obturação em material específico.


FONTE:  http://www.odontoclinic.com.br/tratamentos/clinica-geral/endodontia/



terça-feira, 20 de outubro de 2015

COROA PARAFUSADA X COROA CIMENTADA

TIPO DE PRÓTESE:

I – COROA PARAFUSADA:

01 – VANTAGENS:
– Mais facilidade de desmontagem.
– Ausência de cimento nos tecidos peri-implantares.
– Melhor retenção em áreas de espaço vertical limitado.
02 – DESVANTAGENS:
– Presença de parafuso de retenção da prótese menor e mais suscetível à fratura.
– Presença de orifício de acesso aos parafusos na oclusal ou cíngulo.
– Posicionamento di implante mais crítico.

II – COROA CIMENTADA:

01 – VANTAGENS:
– Mais facilidade de obter adaptação passiva.
– Melhor estética
– Custo mais baixo.
– Procedimento restaurador mais simples.
– Contado oclusal mais preciso.
02 – DESVANTAGENS:
– Dificuldade de remoção de resíduos de cimento dos tecidos peri-implantares.
– Uso de cimentos temporários que podem falhar antes do período de manutenção.
FONTE:
BASES CLÍNICAS E BIOLÓGICAS NA IMPLANTOLOGIA
CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE
ANGELO MENUCI NETO
GEN – SANTOS EDITORA.
CONCLUSÃO
Baseado na discussão conclui-se que:
– Prótese cimentada apresenta maior facilidade de execução, baixo custo e estética.
– Maior facilidade de higienização e reparo pelo profissional, para prótese parafusada.
– Prótese com dimensão cérvico - oclusal reduzida tem melhor indicação com parafusadas.
– Não há unanimidade entre os autores sobre qual seria a melhor opção.
– Conhecimento e domínio técnico determinam a melhor indicação.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ESTÉTICA ORAL - LAMINADOS CERÂMICOS



Com certeza absoluta podemos afirmar uma coisa: as pessoas estão cada vez mais interessadas em procedimentos estéticos,sejam eles para os cabelos,para a pele,para as unhas e,claro,para o sorriso! Alguns procedimentos odontológicos visam puramente a satisfação estética dos pacientes. Entre eles estão os laminados,ou facetas,confeccionadas em porcelana.
LAMINADOS CERÂMICOS nada mais são que finas camadas de porcelana que são coladas sobre os dentes para mudar seu formato,tamanho ou côr. Por exemplo,sabe aqueles espacinhos entre os dentes? São chamados de DIASTEMAS. Pois bem,uma das indicações para  as facetas é o fechamento de diastemas,sem a necessidade de uso de aparelho ortodôntico nem cirurgia.Basta um planejamento detalhado do caso,uma moldagem bem efetuada e uma equipe de técnicos capacitados para que o sonho de muitos se torne realidade!
Quando o detalhe a ser corrigido é mínimo,lança-se mão das LENTES DE CONTATO. Não,não são para os olhos! São para os dentes mesmo! Têm este nome devido à fina espessura que possuem,tão finas quanto as lentes de contato oftalmológicas.
Todas as peças confeccionadas em porcelana são cimentadas sobre os dentes com sistemas adesivos fotopolimerizáveis de última geração,oque impossibilita sua remoção após terem sido coladas, transmitindo segurança e conforto para os pacientes que as recebem.
Todos os casos devem ser examinados pelo especialista.Nesta consulta,serão informados os passos a serem tomados e o prazo médio para a confecção e para a entrega das peças,que geralmente não passa de 10 dias. Enfim,se você não está satisfeito(a) com seu sorriso,não se preocupe.Essas maravilhas de porcelana tão brilhantes (ou até mais) que o próprio esmalte já estão ao seu alcance!

FONTE:  http://www.nowodontologia.com.br/blog/laminados-ceramicos-o-que-sao

DICAS SOBRE HIGIENE BUCAL

O que é gengivite? Sinais e Sintomas
Conheça melhor esta doença e aprenda como tratá-la
Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.
Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.
Como sei que tenho gengivite?
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.
Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Como posso prevenir a gengivite?
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro ), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la. Você pode prevenir a gengivite pela:
Saiba mais
O que é sensibilidade dental?
Opções de tratamento para sensibilidade
O que causa a hipersensibilidade?
A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro
Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
Ir ao dentista regularmente.
Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2015 Colgate-Palmolive.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CLÍNICA ODONTOLÓGICA DEUS É FIEL





A Clínica Odontológica Deus é Fiel é uma clínica que oferece aos seus pacientes os mais diversos tipos de procedimentos odontológicos dentro de todas as especialidades. Contanto com profissionais habilitados e prontos para atender os pacientes com carinho e amor que merecem. Trabalhando sempre dentro dos princípios Cristãos, a Clínica conta com uma estrutura voltada para o fim do medo do Dentista de cada paciente e estimula sempre os procedimentos preventivos.




AGENDE SUA CONSULTA

WHATSAPP

085 988230247
085 989167841