Endodontia – Tratamento de Canal
Tire suas dúvidas sobre o tratamento de canal dentário:
O tratamento de canal é o procedimento necessário quando há comprometimento da polpa dentária, geralmente causado por cáries profundas ou fortes traumas, consistindo na remoção do tecido infectado e posterior restauração do dente.
Mas, o que é a polpa dentária?
A polpa é o tecido mole que fica no interior do dente, composta por tecido conjuntivo ricamente vascularizado e inervado, sendo responsável pela vitalidade dental.
Quais as etapas e duração do tratamento de canal?
A primeira etapa consiste em um exame radiográfico para diagnóstico e estudo da anatomia dentária seguida por anestesia para que posteriormente seja realizada a instrumentação e limpeza do canal removendo, desta forma, o tecido comprometido. Após a desinfecção total do canal procede-se a obturação e restauração do dente.
A duração do tratamento depende do tamanho da infecção, da quantidade e anatomia dos canais, podendo variar de 1 a 3 sessões.
Tratamento de canal dói?
O tratamento de canal em si não dói. A dor esta relacionada à infecção e tende a aumentar com o tempo. Por isso, o paciente não deve demorar a buscar pelo tratamento.
Cuidados pós tratamento;
Evitar mastigar alimentos duros durante os primeiros dias, realizar a higiene oral normalmente, tomar as medicações prescritas pelo cirurgião-dentista e manter visitas regulares ao dentista para controle do tratamento.